quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Leituras

Confesso que estou um pouco zonza ainda. Acabo de sair do cinema (são 23h45 desta quarta-feira de cinzas). Escolhi "O leitor" esta noite para assistir. Tudo o que eu escrever aqui será pouco perto do que esta delicada produção realmente é.

Eu poderia descrever vários aspectos do filme: a belíssima atuação da Kate, que tenho certeza ter merecido e muito este Oscar de melhor atriz; a coragem daquele menino que interpretou Michael quando adolescente (ele foi muito bom também); uma fotografia cuidadosa, numa mistura de pureza, quando do passeio deles com a bicicleta, e de terror, quando mostra parte do campo de concentração e os fornos e os lugares onde os judeus "viviam". Mas, talvez por meu lado literário ser mais aguçado, preciso me lembrar da troca.

Cada personagem, Hanna e Michael, estabeleceu, no filme, uma troca. Uma doação. Aquele menino, de 16 anos, que mal sabia o que era um beijo no rosto, se depara com aquela mulher, experiente, que o ensina o amor. E ele, numa contrapartida futura, trará a dignidade àquela que fora tão importante em sua vida. Suas leituras de textos clássicos, dentre eles Homero, traziam a esta mulher de feições duras uma certa alegria, um certo sentimento desconcertante, uma certa razão.

Na volta, caminhei pensando que, nesta vida, nada mais temos que um monte de trocas a executar. Trocamos experiências, trocamos telefones e figurinhas, mas todos nós, invariavelmente, recebemos esse dom de compartilhar (tudo bem que muitos se esquecem disso... até eu mesma, às vezes...).

3 comentários:

Priscila Ferreira disse...

Há uma pessoa que passou pela minha vida, a qual amei muito, mas me decepcionei muito com ela. Porém tem uma frase que el dizia, que talvez seja uma das masi certas que já ouvi: "Pessoas precisam de Deus, mas pessoas precisam de pessoas", quem seríamos nós sem essas trocas, sem esse compartilhar, sem essa divisão? Eu paticularmente tenho uma quedinha por seres humanos...rs

Beijoka

Priscila Ferreira disse...

Vamos parar com o desassossego nesse blogue???
Essa coisa de tira e põe só é boa em outras circusntâncias.

Beijo

Alice disse...

Não vou ler esse post. Ele pode conter spoilers e eu ainda quero ir assiti-lo.
Fui ver Operação Valquíria.
Massa!