terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Às árvores pintadas não caem as folhas" - Saramago

A leitura deste livro do Saramago (A viagem do elefante) merecerá, em breve, um texto meu. Mas antes disso, queria fazer menção desta frase lida ontem à noite (faltam 10 páginas para acabar o livro): "Às árvores pintadas não caem as folhas". Achei genial. E assustador. É uma informação clara, óbvia, quando colocamos ao pé da letra. Você, seguramente, não está cheio das folhas desta árvore sobre sua mesa (e nem eu). E você me pergunta: "tá, e daí?" Daí que meus sentimentos devanearam com essa informação. Algo como: "cara, nada acontece com você se você permanecer assim, como uma árvore num quadro na parede". O renovo da árvore está no fato de que ela se despoja das folhas, das frutas e das flores para que, no tempo certo, novidades apareçam em seus troncos. Às vezes, sem o chacoalhar dos ventos, as folhas mais velhas, às vezes mais resistentes, não podem dar lugar à novidade. E outra coisa: se sou árvore, e se estou viva, com certeza minhas folhas vão se desligar de meus ramos. E mais uma: ao optar por ser uma árvore frondosa, viva, e não um quadro com uma representação, devo assumir as consequências disso.

Apesar de tudo, prefiro a vida. Quadros são bonitos, mas são só bonitos.



(a internet diz que este quadro é de Dali... espero que seja verdade...)

5 comentários:

Priscila Ferreira disse...

Sabe que na Parábola da videira Jesus diz assim: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo ramo que produz fruto ele o poda (Limpa) para que produza mais fruto ainda." - Fantástico não é?
Saber que para produzir mais fruto é necessário que ramos sejam cortados e lançados fora?
Certamente os ramos prefeririam estar sempre grudados ao seu tronco, seguros, vistosos e intocáveis, mas de que valem se não passam pelo processo de renovo? De que valem se ali estagnados não dão oportunidade à árvore de sofrer o dolorido e lindo processo de transformação.
Uma árvore pintada pode até ser bonita, como essa de Dali, mas só serve de decoração, continuará bonita, sem conteúdo e medíocre por séculos e séculos, enquanto a vida, vive, desfruta, morre or muitas vezes, renasce, mas está em constante movimento na luta pela vida!!

Beijo

Alê disse...

Ahhhh estou lendo também! Formidável!!!!

Anônimo disse...

Como diz o sábio Zeno: "O velho tem que sair para o novo entrar".

Eu to com tanta saudades de vc!!!!

Te amo e quero ser sempre um galho forte na sua árvore :)

Pequena disse...

Quadros são apreciados. Nas árvores a gente sobe, trepa...kkkkkkkkkkkkkk

Priscila Ferreira disse...

Sabe aquela música dos Titãs - Flores diz assim: "Flores de plástico não morrem"...

Só para complementar...lembrei dessa música depois...

A Camilla precisa resolver logo esse problema, já está ficando doentio, tadinha!

Voltemos ao antigo mantra:
SQ
SQ
SQ
SQ
SQ
Cá, repita 10 vezes essa sequencia e o caso irá se resolver.

Beijo