segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bem-vindo, 2009!

É, 2009, parece até que você chegou adiantado, de tão rápido que passou seu predecessor. E não pense que vou fazer alusão àquilo que o Governo do Estado fez (como numa propaganda que eles fizeram que é, em minha opinião, hilariante). Não. Na verdade, vim aqui para te avisar de algumas coisas que andam por aí, já que você é muito jovem ainda e tem, se não me equivoco, 360 dias pela frente até que demos as boas-vindas a 2010.

Mas antes de pensar exatamente em você, deixe-me rememorar algumas coisas que aconteceram em 2008 que certamente farão diferença. Nosso Presidente da República continua sendo o companheiro Lula, só que agora ele tem um status nacional e mundial talvez jamais visto antes (próximo à JK? será?). Barack Obama venceu as eleições nos EUA, e venceu também o preconceito e a falta de expectativas de seu povo. E o Bush, veja só, quase levou uma sapatada na cabeça nos últimos dias de seu mandato (e detalhe: a marca da botina que voou ficou tão famosa que a família do iraquiano que a criou já se beneficia com os lucros). O Fidel, após tantos anos, já não comanda mais Cuba (se bem que agora é o irmão dele quem está no poder... já viu...), e o Evo parece que quer comandar a Bolívia eternamente.

Coisas ruins? Várias! Eis algumas: uns tais Nardoni mataram a própria filha; um tipinho de Santo André (nada contra a cidade) acha que tem poder sobre uma jovem e a mata (pobre Eloah); um grave terremoto em Sichuan, na China, devastou horrores; as chuvas de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, no finalzinho do ano, fizeram estragos também; epidemias de dengue assustaram a população; os problemas financeiros mundiais enlouqueceram gente da alta e da baixa. Acha pouco? Se a gente revirar as páginas dos jornais, veremos que muita maldade aconteceu em 2008.

Não chore, 2009! Calma! Nem tudo nesse ano foi ruim! Tivemos as Olimpíadas, que demonstraram que os povos podem se unir quando se tem um fim comum (e ela aconteceu lá na China, heim?); a USP criou as primeiras células-tronco embrionárias do país, trazendo esperança a tantos que sofrem (já é um bom começo, pelo menos); Ingrid Betancourt foi libertada das Farq's e pôde rever família, amigos, seu país. Achou pouco também, né? Relaxe. Há muito que encontrar na vida de cada um, reservado, de bom ou de ruim, em 2008.

Então prepare-se! Você tem em suas mãos, 2009, uma meta extremamente difícil. Desde os primeiros minutos de seu nascimento, toda a população mundial se concentra em planejar um monte de coisas que devem fazer (ou deixar de fazer) para que você seja bem melhor que aquele que está atrás de você. Regimes, economias, gastos, reformas, planejamentos, decisões, e tudo mais que possa envolver uma pessoa: tudo isso está em jogo desde que você surgiu, na última quinta-feira. Te vimos nascer, e vamos te ver crescer e morrer. E mais um ciclo se completará, revelando a liberdade de cada curso e de cada caminho. Seja muito bem-vindo.

PS.: Saramago disse: "não é todos os dias que aparece nas nossas vidas um elefante" (A viagem do elefante, pg 63). Tô pensando nisso até agora.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu prometi não prometer nada.

Pequena disse...

Se não piorar já tá valendo!

Priscila Ferreira disse...

Fê, fala para 2009 que ele tb tem que trazer um amor de verdade pra gente e que quando ele estiver morrendo, nós prometemos que estaremos com nossos amores celebrando sua morte e seu sucessor.