sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Mito da cara metade"


Ouvi essa frase na aula de Literatura Hispano-Americana. Falávamos do Neruda e de sua fantástica poesia. Entramos no tema do amor, da falta de amor, do egoísmo do amor (e daqueles que amam). E a Lu, sabiamente, comentou a respeito desse mito. O mito da cara metade. Eu diria que ele é, essencialmente, infernal. "Ué? Mas não é de amor que você fala?" É sim. Mas esse mito torna o amor uma idealização horrorosa, e faz com que muitos se frustrem e passem a vida inteira atrás da terrível cara metade. Como se eu fosse uma laranja cortada ao meio. Ou um kiwi. Ou uma equação matemática. É quase a coisificação do amor: pensar que, num canto remoto deste planeta, exista uma laranja perambulando por aí na qual falte um pedaço também (e que, para ser feliz, eu deva obrigatoriamente encontrar esta casca ambulante).
Na boa. Respeito a crença na alma gêmea (o que, segundo me explicaram, não significa que, quando você a encontra, exista necessariamente um romance). Mas não dá mais pra pensar que o príncipe vai chegar. Tá, que ele chegue: não vai adiantar muito se eu não perceber que EU preciso ser completa o suficiente para dar conta de tudo (afinal, é um príncipe, não um sapo,,,,akakkakak). Esse é o ponto chave: preciso ser uma laranja inteira, não uma metade em busca de outra que me complete (algo do tipo "eu me amo, não posso mais viver sem mim"). Muda muito, não?! Palavra de quem já passou por isso.
Um bom motivo para que eu pense assim é o fato de que, se eu encaro o outro como um ser completo nele mesmo, tenho menos frustração quando ele pisar no meu calcanhar. Isso porque eu também sou passível de pisar no calcanhar dele.
Preciso aprender a desmistificar.

3 comentários:

Pequena disse...

Falem o q quiser...mas queria o meu príncipe, minha cara metade, meu pedaço da laranja!

Unknown disse...

Machado de Assis é muito bom por isso, cada uma de suas célebres frase ganham significado a cada dia, lembra daquela "o homem é metafisicamente uma laranja", a que será que ele se referia??
Não acredito em alma gêmea ou cara metade, acredito em encontrar a pessoa certa, e podem existir várias, no meu caso, talvez nenhuma....hahahaha, mas a gente sai procurando né???

Alê disse...

o famoso mito do amor romântico...