quinta-feira, 28 de maio de 2009

Saudade

A gente se gostava tanto que ela veio se despedir de mim num sonho. Eu tinha certeza que ela era que estava deixando este mundo. Mas não dei bola a princípio, pois ninguém me ligou na quarta para avisar - porém na quinta lá estava o email: "nota de falecimento".
Joquebede Almeida de Brito - com esse nome eu a conheci. Uma das vozes mais doces que meus ouvidos escutaram. Um abraço terno, uma risada muito da boa e um carinho incrível com todo mundo. Ela foi minha professora no seminário. Entre uma aula e outra, depois que ela virou Joquebede Brito do Nascimento, conversávamos tantas coisas extras.... me lembro de um comentário, um pouco depois que ela voltou da lua de mel: "não sei pra quê eu gastei tanto dinheiro na minha vida com roupas íntimas, se na hora do 'vamo vê' eles gostam mesmo é de que fiquemos sem nada!!!", e eu morria de rir com ela e as outras alunas. E pensar que ela era só 11 anos mais velha que eu... quanta sabedoria ela tinha, meu Deus!
A Joque cantava comigo no Coral, no grupo de louvor, nas reuniões de obreiros, nos corredores, nas festinhas,,,, na verdade, a qualquer tempo estávamos cantarolando algo. E ela sempre vinha e tentava fazer uma segunda voz, pra que eu aguentasse na base,,, aliás, quem tentava alguma coisa era eu, porque ela mandava muito bem na música, sempre.... Ela me ensinou a gostar do Take 6 ( http://www.youtube.com/watch?v=QkL3nBCpoCo ) e do Acapella ( http://www.youtube.com/watch?v=RnS1WDwosA4 ; http://www.youtube.com/watch?v=8TObj0rNJ6E ; http://www.youtube.com/watch?v=fftX0ROC0BY&feature=PlayList&p=6F504AADBF2398D2&playnext=1&playnext_from=PL&index=32 ). Me ensinou, também, que agradecer pelo dia em que vivemos, com um sorriso no rosto e um câncer nos seios, é sim possível. Que ter 40 anos, duas filhas, uma doença grave e pouca perspectiva de vida não podem nos impedir de dar o passo seguinte. Curiosamente, ela se formou como assistente social, mas nem precisava, de tanto que se doava aos demais. Ficamos muito próximas quando eu comecei a trabalhar na secretaria da igreja, com ela, o tio Levi, o tio Eli e o tio Paulo. Foram anos de domingos inteiros trabalhando.

Só posso agradecer a Deus por tê-la conhecido um dia. Por ter sorrido e chorado com ela. Pela família dela que eu amo tanto (hoje, pai e irmãos). E pela coragem que ela teve de enfrentar tudo até o fim.

2 comentários:

Unknown disse...

Dizem que não explicamos a liberdade, mas a saudade também não.
... Não há ninguém que explique e não há ninguém que entenda.

Joel disse...

Joquebede !!!

Esta pessoa tinha vários irmãos com nomes bíblicos ?
O pai dela foi pastor ??

Ela trabalhou no Banco do Estado do paraná na Agencia Faria Lima em Pinheiros ????

Se sim ou não me responda por favor. Meu email joel.ms.ti@gmail.com