quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia da rosa e do livro


Na Catalunha, o dia 23 de abril é florido, intelectual e festivo: comemora-se o dia da rosa, do livro e do padroeiro desta comunidade autônoma, São Jorge (San Jordi). Dia da fé, do amor e da sabedoria. Há um costume entre os catalães de que, neste dia, oferece-se a amigos e a amantes uma rosa e um livro. A comemoração do dia do livro baseia-se no fato de que Cervantes e Shakespeare morreram neste dia, em 1616.
Assisti a uma apresentação de um coral em meu serviço, em homenagem ao dia do livro. Cada cliente que entrou lá ganhou uma rosa ao comprar seu livro. Ainda que o dia tenha sido um pouco fechado, devido a chegada de uma frente fria, nunca vi a Letraviva tão cheia de cores e de vida como hoje. Grata experiência.
Mas eu tenho outro motivo para comemorar, e reforço a delicadeza das rosas e o conhecimento dos livros para relembrar o dia 23, mas de março, numa segunda-feira à noitinha, em que um telefonema agradável tornou minha noite, e meu mês, mais florido e mais sonoro que a Letraviva hoje.
Feliz 23 de abril!

Um comentário:

Priscila Ferreira disse...

Hehehehehe
Eu ganhei uma rosa lá no Cervantes e um livro de uma amante....kkkk, será que ele sabia?? Morguei...affff

Beijoka